Autor Tópico: Abstracção de corpo ("object") a partícula/ponto material em Física (EN1ªf.2018)  (Lida 38906 vezes)

JaimeAlbertoSantosCardoso

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver Perfil
Sabidas limitações inerentes à redução de corpo a partícula material e eventuais confusões didácticas daí resultantes na Física do Ensino Secundário - mas também a inviabilidade de não começar a ensiná-la com tal modelização como fizeram os "pais" da Física, a fim de conseguirem, a partir do real, obter as leis da Mecânica Clássica -, estava(mos) habituado(s) a considerar válida tal redução desde que cumpridas duas condições no fenómeno em estudo. Citando o próprio manual "Novo 10F" (2015) dos autores do programa actual,
«O modelo do centro de massa (redução do sistema a uma partícula) aplica-se:
- quando não se tem em conta variações de energia interna do sistema (o sistema é mecânico);
- quando o sistema, indeformável, apenas tem movimento de translação.»
Haverá, mesmo aqui, uma identificação quiçá excessiva entre a aplicação aqui do modelo do centro de massa de sistemas de partículas – assim possível para sistemas com movimentos não rotativos – e redução do sistema a partícula (talvez melhor acrescentar «material», a fim de começar também a distinguir entre o domínio do macroscópico e o do submicroscópico?) – esta última para evitar, numa fase didáctica inicial (em questões contextualizadas e.g. à superfície da Terra), incluir os atritos que, mesmo não causando rotação do sistema, levam inevitavelmente aos conceitos de dissipação da energia interna (térmica) de pelo menos dois sistemas mecânicos ligados entre si. Usei o adjectivo «excessivo» tendo em conta a definição rigorosa de centro de massa (v. e.g. https://en.wikipedia.org/wiki/Center_of_mass).
Então, a estarem certos os autores do programa, porque não problematizou a SPF no “parecer_exame_FQA_2018_Fase1.pdf” a incorrecção, neste exame, inclusa no Grupo II.1: «Considere que a esfera pode ser representada pelo seu centro de massa (modelo da partícula material)»?