Sociedade Portuguesa de Física

General Category => Discussão geral => Tópico iniciado por: Alexandra Patricio em Janeiro 13, 2017, 08:58:51 pm

Título: Condições PTN
Enviado por: Alexandra Patricio em Janeiro 13, 2017, 08:58:51 pm
Boa noite,

Gostaria de saber qual o motivo pelo qual se usa T = 0ºC para a temperatura, em condições "normais", já que não me parece nada normal estar num laboratório a 0ºC. Quando estudei no secundário, falaram-me em 25ºC, para a temperatura normal. Agora usa-se 0ºC. Procurei em vários livros universitários de Química, mas só encontrei referência a condições de pressão e temperatura padrão (PTP), ou standard, quando a referência era 0ºC.

A que se deve esta alteração?

Desde que lecciono (não uso pessoalmente o AO90) no Ensino Secundário que tenho esta dúvida. Se me pudessem esclarecer agradecia muito.

Obrigada desde já.
Título: Re: Condições PTN
Enviado por: JaimeAlbertoSantosCardoso em Julho 27, 2018, 01:30:21 pm
A verdade é que quem estude Química/Física tem que distinguir pelo menos 3 convenções adoptadas internacionalmente (sabendo-se que  0 ºC = 273.15 K ).
As condições “NTP” de Pressão e Temperatura Normais ptn. foram definidas pelo “NIST”: uma atmosfera e  vinte graus Celsius.
As condições “STP” padrão de Pressão e Temperatura ptp. (deveria ser esta a usar generalizadamente nos E.B.S. mas também não o é!) foram definidas pela “IUPAC”: 105 pascal (= bar, unidade a evitar) e zero graus Celsius.
A condição “SS” de estado padrão serve de referência generalizada para propriedades termodinâmicas, recomendando a “IUPAC” ser também 105 pascal; e é aqui que há muitas tabelas a darem valores desta condição à temperatura de vinte e cinco (havendo menos e.g. a zero) graus Celsius; advindo então daqui a confusão na questão colocada.